Turismo na Capital Catarinense da Cultura Italiana

Benvenuti! A porta de entrada de Arroio Trinta já demonstra o quão italianos nós somos. Inspirado na Ponte Rialto, de Veneza, na Itália, o Portal Turístico de Arroio Trinta recebe os visitantes que vem até o cantinho mais italiano do Brasil. Cercado por um lindo bosque com uma gruta, este é o refúgio ideal para quem busca tranquilidade e bem estar.
 

Localizado no monte mais alto da região, a 1.350 metros de altitude, o Mirante da Aparecida oferece uma belíssima paisagem e proporciona momentos de reflexão e oração.

O turismo religioso vem tendo destaque em Arroio Trinta. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, com 18 metros de altura, edificada no alto do morro da Aparecida, recebe milhares de fiéis. Com acesso principal por estrada de terra com veículos leves e pesados, o destaque é o caminho íngrime por meio à mata, o qual inicia no pé do morro, passando pela gruta de Nossa Senhora Aparecida, e, por fim, chegando até a imagem ao lado do Mirante. Além do acesso principal, alguns fiés mais dispostos utilizam da trilha de aventura pelas 'costas' do alto morro para chegar até o santuário, um percurso desafiador, porém, sua paisagem o torna gratificante. 

Sem dúvidas, é uma das mais belas trilhas ecológicas religiosas de Santa Catarina!

O Centro Administativo Municipal, ampliado e reinaugurado em dezembro de 2007, possui toda a sua arquitetura puramente italiana. Suas janelas lembram as do Coliseu de Roma-ITA. É considerada por muitos como uma das mais belas prefeituras do estado de Santa Catarina. 
 

Ponte da Encruzilhada. Uma homenagem ao primeiro nome de Arroio Trinta, então chamada de Encruziliada. Está localizada sobre a encruzilhada dos rios Arroio Trinta e Arroiotrintinha. Também é o elo de ligação entre a Praça do Colono e o Museu do Colonizador.

A Paróquia Nossa Senhora dos Campos, localizada no centro da cidade, possui belíssima arquitetura, baseada em uma antiga igreja, demolida na década de 7. É parada obrigatória para aqueles que buscam momentos de paz e reflexão. 

 

Este é o Museu do Colonizador, com arquitetura clássica dos colonizadores italianos, traz parte da nossa história através de móveis, utensílios e ferramentas usadas por nossos antepassados. 

 

A Praça do Cinquentenário fica localizada entre a Prefeitura Municipal e o Museu do Colonizador, apresenta uma estátua em homenagem aos imigrantes, ilustrando um momento comum da culinária local: a preparação da polenta.


A Piazza San Polo di Piave, localizada ao lado da Prefeitura Municipal foi revitalizada em celebração ao gemellaggio entre as cidades de Arroio Trinta (Brasil) e San Polo di Piave (Itália).
O gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes, que facilita o acesso à informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português significa “Cidades-Irmãs” ou "Cidades-Gêmeas".

 

O município possui três grutas que são locais de peregrinação de fiéis e contato com a natureza.

Arroio Trinta lhe espera de portas abertas!