Arroio Trinta - Colonização italiana

Os primeiros colonizadores italianos que habitaram o sul do estado de Santa Catarina com suas famílias, com o sonho de uma vida nova, aproveitaram a oportunidade que lhes foi concedida pelas companhias colonizadoras e buscaram novas terras para habitar. Como a estrada de ferro estava em funcionamento e a companhia colonizadora havia colocado terras à venda, este sonho pode-se tornar realidade.


Esses pioneiros agricultores vieram em busca de terra fértil que produzisse o sustento para suas famílias. Instalaram-se onde hoje localiza-se a cidade de Arroio Trinta. A falta de comunicação e transporte contribuiu para que a nova colonização retardasse o seu crescimento e mantivesse as características de um núcleo essencialmente rural até a década de 1940, quando surgiram algumas empresas comerciais e industriais. Com isso, o núcleo urbano começou a tomar forma e surgiu um movimento para elevar a pequena localidade à categoria de Distrito do município de Videira, em 31 de dezembro de 1943.


Em 15 de dezembro de 1961, atendendo ao desenvolvimento da localidade, a população reivindicou a elevação à categoria de município.


ORIGEM DO NOME


Em 1923, quando iniciou a colonização, a localidade foi denominada "ENCRUZILHADA", em virtude de um cruzamento de duas estradas utilizadas pelos tropeiros.

A origem do nome "ARROIO TRINTA" é curiosa - "arroio" significa "rio pequeno, riacho". No início da colonização, o alimento básico dos colonos era a polenta e a moagem do milho mais próxima ficava a 18 Km, na comunidade de Bom Sucesso. O percurso era feito a pé ou a cavalo, e por este percurso ser cheio de curvas, precisavam cruzar um pequeno arroio por 30 vezes, (arroio este que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento). Daí veio o nome ARROIO TRINTA.



ASPECTOS GEOGRÁFICOS


Arroio Trinta localiza-se a uma latitude de 26º55'58" sul e a uma longitude de 51º20'21" oeste, estando a uma altitude de 840 metros, sendo que algumas montanhas no interior chegam a 1.350 m em relação ao nível do mar. Sua população estimada em 2017 era de 3.564 habitantes em uma área de 94 km².


Está localizada no meio-oeste do Estado de Santa Catarina, no Alto Vale do Rio do Peixe e integra a Associação dos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP). Os acessos à Arroio Trinta são através da SC 355, SC 464 e do acesso ao município de Treze Tílias, por via não pavimentada. Distante da capital catarinense por cerca de 430 km. Cidades próximas: Macieira, Treze Tílias, Salto Veloso, Iomerê, Pinheiro Preto, Videira, Joaçaba.


ASPECTOS ETNICOS-CULTURAIS


A colonização italiana é predominante no município, com destaque para as etnias alemã e polaca, sendo que antes da colonização a população era formada por caboclos e mestiços indígenas. A tradição italiana é mantida na cidade através da culinária, música, dança e intercâmbios com a Itália.

O processo migratório foi de extrema importância para a formação da cultura arroiotrintense e brasileira. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes que teremos um leque enorme de resultados: a língua, a culinária, as técnicas agrícolas, as batidas musicais, as danças e muito mais.


Com a colonização do município por italianos, Arroio Trinta destaca-se pelas tradições, onde proximadamente 97% da população é formada por descendente de italianos. Como consequência disso, no ano de 1990, com o apoio da Prefeitura Municipal, foi fundado o Centro de Tradições Italianas de Arroio Trinta (Vênetos, Friuliana e Bérgamo), para resgatar, vivenciar e divulgar as tradições através de várias manifestações que orgulham o município: a Banda Musical, Orquestra Infantil de Flautas, Grupo de Teatro, Coral Adulto, Grupo de Cantos dos Nonnos, Grupo de Danças das Nonnas, Grupo de Danças Infantil Ballo di Bambini, Grupo de Danças Infanto-Juvenil Ballo Giovani, Grupo de Danças Adulto Danc’Itali, Musical Família Paganini (especializada em músicas italianas), além da culinária típica italiana, língua italiana e a tradicional FESTIVITÀ ALL`ITALIANA.


A cultura de origem Italiana é assunto sério no município. Arroio Trinta foi a primeira cidade do mundo, fora da Itália, a incluir no currículo escolar a língua italiana como disciplina obrigatória, ministrada desde a educação infantil até o ensino médio e em todas as escolas do Município. 


Por estes e outros motivos, o município hoje é conhecido como a CAPITAL CATARINENSE DA CULTURA ITALIANA e aguarda sua visita!